sexta-feira, 18 de julho de 2014

A Culinária Japonesa


Então pessoal vocês sabem como surgiu a culinária japonesa? Sabe os Sushis, Saquês, o bolinho de arroz, mochi, Sekihan e etc? Não? Então vamos dar uma olhada nisso agora ok? 

culinária japonesa desenvolveu-se ao longo dos séculos como um resultado de muitas mudanças políticas e sociais no Japão. A culinária eventualmente passou por um processo de evolução com o advento da Idade Média, que marcou o início da expansão do elitismo com a era do domínio Xogum. No começo da era moderna, mudanças significantes ocorreram, resultando na introdução de elementos de culturas não-japonesas, principalmente da cultura ocidental, no Japão.A cozinha japonesa é conhecida por dar importância à sazonalidade dos alimentos, qualidade dos ingredientes e apresentação. 

Arrumação da Mesa
Ta ai uma coisa que muita gente não espera não é? Ou esperava? A cultura japonesa na minha opinião é bem civilizada e digamos.... cavalheira hahaha. De certa forma tudo se faz com calma até na hora de comer (comida é vida yeah!)  Mas.. vamos ao que interessa!

Antes do século XIX, pequenas mesas individuais (hakozen) ou bandejas planas utilizadas no chão eram arrumadas antes de cada refeição. Mesas baixas maiores (chabudai), que acomodavam famílias inteiras, começaram a se tornar mais populares no começo do século XX, mas este estilo deu lugar ao estilo ocidental de mesas e cadeiras de jantar, no final do século XX.
A arrumação tradicional da mesa é baseada no ichijū-sansai. Cinco bacias e pratos são colocados antes do jantar. Na ponta, são colocadas a bacia de arroz (à esquerda) e a de sopa (à direita). Atrás destas ficam três pratos planos que seguram os três acompanhamentos, um à extrema esquerda (onde pode se servir um prato fermentado), um a extrema direita (no qual pode se servir um prato assado) e um no centro (no qual pode se servir vegetais cozidos). Vegetais cortados também costumam ser servidos e comidos no final da refeição, mas não fazem parte dos três pratos de acompanhamento.
Os Hashis são normalmente colocados na frente da bandeja próxima da pessoa, com suas pontas apontadas para a esquerda e normalmente apoiadas em um suporte de hashi, ou hashioki.

Etiqueta a mesa
Obvio que temos a etiqueta a mesa certo? Em casa podemos até comer com a mão (não consigo comer galinha com talher, eu como com a mão mesmo foda-se a sociedade run..) mas mesmo assim é bem melhor ter etiqueta principalmente quando temos visita ou estamos em algum restaurante, assim não passamos uma má impressão diga-se de passagem ninguém gosta de um porquinho que se lambuza todo né? Tirando as crianças hehehe. Não estou dizendo que o modo que você come esta errado, afinal é o seu jeito e todos temos liberdade de escolha, enfim vamos a etiqueta :3 
É um costume dizer itadakimasu que literalmente "Eu humildemente recebo", antes de começar a comer a refeição, e gochisōsama deshita, ou seja,"Foi um banquete", ao anfitrião depois da refeição e aos funcionários do restaurante na hora de ir embora.
Toalha quente



Antes de comer, a maioria dos restaurantes oferecem uma toalha quente um lenço molhado em pacote (um oshibori). Ele é usado para limpar as mãos antes de comer (e não depois). Em certas situações, é considerado rude usá-lo para limpar o rosto ou outra parte do corpo que não as mãos.
(Deixa eu destacar cof...cof... É pra limpar as mãos e as mãos entendeu? E é usando ANTES de comer, é como se vocês estivessem lavando a mão para almoçar sacou?)




Tigelas

O arroz ou a sopa é comido pegando-se o chawan (tigela japonesa) com a mão esquerda e usando os hashis com a direita, ou vice versa se a pessoa for canhota. Tradicionalmente, os hashis são segurados com a mão direita e o chawan com a esquerda - aliás, as crianças japonesas aprendem a distinguir esquerda de direita como "a mão direita segura os hashis e a mão esquerda segura o chawan" - mas comer com a mão esquerda também é aceitável atualmente. As tigelas podem ser levadas até a boca, mas não devem tocá-la, exceto no momento de beber a sopa.






Molho de soja ou Shoyu
Normalmente, o shoyu não é colocado na maior parte dos pratos na mesa; um pratinho para shoyu é fornecido. O molho de soja, entretanto, deve ser colocado diretamente no tofu e em pratos com nabo (daikon) ralado, além de ser derramado no ovo cru quando se estiver preparando o tamago kake gohan ("ovo no arroz"). O molho de soja nunca deve ser colocado em cima do arroz ou na sopa. É considerado rude desperdiçar shoyu, então deve-se moderar no uso quando se estiver molhando os pratos.



Pauzinhos ou Hashi
Os pauzinhos nunca devem ser fincados verticalmente no arroz, pois isso lembra palitos de incenso (que normalmente são colocados na posição vertical na areia) durante oferendas aos mortos. Usar os pauzinhos para lançar comida ou apontar não é recomendável. É considerado falta de educação morder os hashis.
(boquinhas nervosas avisadas hehehe, tem cada hashi tão kawaii kyaaaaa)







Prato em comum
Quando for necessário pegar comida de um prato em comum, a menos que eles sejam a família ou amigos muito íntimos, deve-se inverter os hashis para agarrar o alimento; é considerado mais higiênico. Alternativamente, pode-se usar um par de pauzinhos exclusivos para o prato em comum.









Bebida
Mesmo em situações informais, beber álcool sempre começa com um brinde (kanpai), quando todos estão prontos. Não é costume servir a bebida a si próprio; ao contrário, espera-se que as pessoas mantenham os copos dos outros sempre cheios. Quando alguém se move para encher o seu copo, a pessoa deve segurá-lo com as duas mãos e agradecer.










Dividir
Quando se desejar dividir a comida com outra pessoa, é recomendável movê-lo diretamente de um prato para o outro. Nunca se deve passar a comida de um par de hashis para outro, pois isto lembra o ato de passar os ossos do falecido durante um funeral japonês.

Comer o que é recebido
É costume comer arroz até o último grão. Pegar grão por grão é desaconselhado, e não é usual fazer pedidos especiais ou substituições nos restaurantes. É considerado ingratidão fazer esses pedidos, especialmente em circunstâncias em que a pessoa é uma convidada, como em um jantar de negócios. As boas maneiras requerem o respeito ao cardápio do anfitrião.

Como o assunto é grande teremos continuação hehe fiquem atentos para A Culinária japonesa - Parte 2
Kissus de Cereja da Loh :*

Um comentário:

  1. Cheio dos lenga lenga *u* eu quero ir pro Japãoooo! *3*
    Tao legal *O*
    ~Maah-chan :3

    ResponderExcluir