segunda-feira, 22 de setembro de 2014

Buracos negros - Curiosidades



Yo min'na!




Eai galera! Como vocês estão? Hoje eu resolvi escrever sobre o universo! Em especial hoje irei falar sobre os buracos negros, estes cheios de mistério e chamam bastante atenção de todo mundo! Hoje é muito estudado porém pouco se sabe sobre ele. Para onde vão os buracos negros? Existe tempo? Eles ''morrem''?


Bem, vamos lá, espero que vocês gostem e comentem! :3





Simplificando, os buracos negros nascem de estrelas gigantes, que após queimarem todo seu combustível, simplesmente colapsam e explodem. Rapidamente o núcleo, altamente denso, começa a sugar as partículas da explosão, criando cada vez mais massa, até o ponto que sua gravidade se torne forte demais mesmo para a luz conseguir escapar.


Por serem negros, é praticamente impossível vê-los no espaço, afinal sem luz não há o que ver. Então para enxergar um buraco negro é necessário observar a sua volta, pois devido a sua enorme gravidade ele faz com que tudo que tiver por perto sofra sua influência. Assim pode-se descobrir os lugares em que eles estão, mesmo não podendo os enxergar.





Muitas pessoas acreditam que os buracos negros são, de fato, buracos, mas eles se parecem mesmo com estrelas. Assim como a maior parte dos corpos celestes no Universo, os buracos negros são redondos, como bolas, e giram como um planeta. Eles dão a impressão de serem buracos para o nada, por não emitirem luz, porém eles são corpos que ocupam espaço tridimensional.

TEMPO:





Um buraco negro é um objeto massivo onde a gravidade é tão grande que acontece um fenômeno designado por dilatação gravitacional do tempo. Tal facto faz com que o tempo pare num buraco negro. Isso forma um horizonte de eventos que delimita o ponto sem retorno. 

Se um objeto, ou até mesmo a luz, o ultrapassa, nunca mais reaparecerá. Essa é a definição básica de acordo com a teoria da relatividade geral de Einstein, ou seja, os buracos negros vivem em um “tempo diferente” do nosso, pois a sua gravidade consegue fazer com que o tempo passe muito mais devagar perto dele.

NOTA:  A Teoria da Relatividade de Einstein diz que o tempo passa mais devagar quando perto de forças gravitacionais fortes, ou seja, o tempo aqui na Terra passa mais devagar do que na Estação Espacial Internacional. Mas como entre esses dois pontos a diferença de gravidade é relativamente pequena, o tempo muda pouco. Já em buracos negros, com a gravidade milhões de vezes maior do que a nossa, o tempo passa muito mais devagar, quase que “parando” de fluir. 




TAMANHO E MASSA PODEM VARIAR MUITO





Não há limite para o tamanho de um buraco negro, podendo ser infinitamente pequeno ou brutalmente gigante. O tamanho e a massa de um buraco negro estão diretamente relacionados. Quanto maior for a massa mais espaço ele ocupa.

Na realidade, o raio de Schwarzschild (o raio do horizonte de eventos de um buraco negro) e a massa são diretamente proporcionais, sendo que se um buraco negro pesa dez vezes mais do que o outro, o seu raio é dez vezes maior.

CORREMOS PERIGO?




O buraco negro mais próximo de nós está a cerca de 1.600 anos-luz de distância. Isso equivale a cerca de 16 quatrilhões de quilómetros. Nesse sentido, não constitui nenhum perigo para nós no futuro próximo.



NÃO SÃO TÃO AMEAÇADORES COMO SE JULGA






Os buracos negros não podem engolir toda a matéria de uma galáxia, ou até do universo. Cada buraco negro tem o seu próprio horizonte de eventos, assim como cada planeta possui o seu campo gravitacional. A matéria só é engolida quando ultrapassa o horizonte de eventos.



O MONSTRO DA VIA LÁCTEA


No centro da nossa galáxia, a Via Láctea, há um buraco negro supermassivo que pesa cerca de 4 milhões de massas solares. Felizmente, não há razão para se preocupar pois esse monstro gigante está a mais de 30.000 anos-luz de distância.




BURACOS NEGROS PODEM EVAPORAR



Steven Hawking propôs a ideia de que os buracos negros não são inteiramente negros. Eles emitem radiação. A energia que produz essa radiação vem da massa do buraco negro. À medida que a radiação é emitida, o buraco negro perde massa.

O buraco negro emite mais radiação conforme fica menor. Assim, um buraco negro evapora mais rapidamente quando é menor. É possível criar mini buracos negros em laboratório sem haver qualquer risco para a Terra, já que desaparecem em milésimos de segundos.



E SE O SOL SE TRANSFORMASSE NUM BURACO NEGRO?




Os planetas continuariam normalmente a orbitar o buraco negro já que a massa do objeto seria a mesma do Sol. Como anteriormente mencionado, os buracos negros só oferecem perigo a partir do horizonte de eventos.






Antes dele, os buracos negros comportam-se como qualquer outro objeto massivo. Vale a pena lembrar que o nosso Sol não se irá transformar em buraco negro, uma vez que isso só acontece com estrelas muito maiores e massivas.

A TERRA PODE SE TRANSFORMAR EM UM BURACO NEGRO?





Mas para isso seria preciso comprimi-la até ter o tamanho de uma pequena maçã, e isso não pode acontecer através de nenhum fenómeno natural conhecido. Na verdade, segundo esta perspectiva, qualquer coisa pode ser transformada num buraco negro, até você!


O QUE ACONTECERIA SE UMA PESSOA CAÍSSE EM UM BURACO NEGRO?



Se uma pessoa “cair” com os pés virados para o buraco negro, ela poderá ver seu corpo sendo esticado ao infinito, antes de morrer. Segundo o conhecimento atual, o tempo passa de maneira muito mais lenta perto dos buracos negros, por isso, depois que as pernas de uma pessoa passam pelo horizonte do evento, ela pode ver seu corpo sendo esticado, até ser apenas uma carreira de átomos. Contudo, esse processo seria muito, muito lento, afinal o tempo se “arrasta” perto de grandes gravidades. Assim, qualquer pessoa tragada pelo buraco teria a chance de ver seu corpo sendo destruído lentamente, enquanto os segundos se esticam também.

COMO DESTRUIR UM BURACO NEGRO?





Como “nada” consegue escapar de um buraco negro, ele deveria ser imortal, pois a matéria que absorve vai ficar com ele para sempre, só que as coisas não são bem assim. Os buracos negros possuem apenas uma fraqueza: A radiação. Essa forma de energia é a única coisa que consegue fugir da poderosa gravidade do buraco negro, sendo assim, após muitos bilhões, ou mesmo trilhões de anos, um buraco negro pode morrer.Os buracos negros intrigam qualquer um, pois, além de serem ''invisíveis'', são capazes de destruir tudo o que passar por perto deles. Nem a própria luz consegue escapar. Segue abaixo algumas curiosidades:

- Alguns teóricos acreditam que buracos negros possam gerar novos universos e que eles seriam a maneira de nosso Universo se reproduzir;

 - Dependendo da massa do buraco negro, apenas uma colher de sopa pesaria o tanto quando a Terra;

- Existem buracos “voadores” que ficam dando voltas pelo Universo e sugando tudo por onde passam, felizmente não há evidências de que algum está vindo em nossa direção.

- Mas nem só para coisas ruins e destruição servem os buracos negros, eles são importantes para manterem as galáxias unidas. Na Via Láctea, existe um buraco negro supermassivo, que é um dos principais responsáveis por fazer com que tudo fique, mais ou menos, no mesmo lugar, sem que cada sistema saia voando pelo “infinito”.










E você, sabe mais alguma curiosidade? Conte para a gente! 
- Ps: Apaixonei *O*, Beijinhos da Maah-chan :3

Nenhum comentário:

Postar um comentário